Quarta-feira, 28 de Outubro de 2009

Em ½ dúzia de dias, 5 casos [incríveis] de exploração, ausência de ética e escrúpulos, e ganância de comerciantes e profissionais liberais Albufeirenses. Não que se possa tomar o todo por uma ou mais partes, mas, a frequência, o teor e o timing são alarmantes, pelo que ficam aqui as suas descrições para memória futura.

 

Caso 1: vizinho, sénior, Irlandês, foi alertado, pelo seu Solicitador Albufeirense, para a absoluta necessidade da realização de testamento Português, dado possuir bens em território diferente do seu país de origem e de, Portugal, não reconhecer testamentos estrangeiros. Apresentou-lhe uma estimativa de honorários de 2500€. Pediu-me ajuda. Tinha uma vaga ideia da Convenção de Den Hague, de Março de 99, acautelar este tipo de situação e, de facto, acautela, bastando que o testamento Irlandês, seja registado, por alguns Euros, na Embaixada de Portugal em Dublin. Mesmo assim, e temendo, com razão…, que uma eventual tradução, do Inglês para Português, se arraste nos serviços Portugueses, e impeça os seus herdeiros de tomarem rapidamente posse dos bens, pretendia redigi-lo e regista-lo em Português/Portugal. E assim se fez, traduziu-se e registou-se, em Cartório Notarial Público, pelo valor de 184€. O valor seria o mesmo caso pretende-se apresenta-lo em Inglês e quer fosse público ou fechado.

- Conclusão: estimativa de honorários do Solicitador, para a feitura de um documento, que o próprio Solicitador alertou, erradamente ser imprescindível face à justiça Portuguesa, e que, nem sequer necessita da sua intervenção: 2500€ (claro que a conta seria maior…).

Valor despendido, por opção: 184€ (seria de +/- 10€ em Dublin).

Lucro do Solicitador: mais de 2300€

 

Caso 2: mais um vizinho, sénior, Britânico, que passa os meses de verão em Albufeira e que aluga o resto do ano. Foi alertado pela agência imobiliária Albufeirense que lhe trata dos alugueres, da necessidade de obter uma licença de arrendamento e apresentou um orçamento, de 812€, ou de 938€, caso pretendesse a intervenção de um Solicitador (valores tão pouco redondos e estranhos…). É verdade, pelo DL 39/08 e Portarias 517/8 de 2008, é necessário (para quem queira gastar dinheiro à toa… e se alguém disser que eu escrevi isto é mentira…) o registo na Câmara Municipal em "Alojamento Local" (também é necessário, claro, declarar o rendimento do aluguer às Finanças mas é só para quem quiser dar-lhes dinheiro à toa… e se alguém disser que eu escrevi isto também é mentira… declaro estar sob o efeito de xanax’s). Disse-lhe que fosse à Câmara informar-se, antes de passar o dinheiro para as unhas da agência. Foi, mas, estranhamente, o Município não disponibilizou um funcionário que fala-se Inglês. Desconheço se esta situação foi pontual ou se não existe mesmo. A não ser uma excepção, é um erro colossal da edilidade. Para cobrar IMI e água até falam Mandarim. Fui aos Paços, e recolhi a informação no GAM - Gabinete de Apoio ao Munícipe, que a disponibilizou rápido e bem. É necessária a papelada do costume (Caderneta Predial, planta, etc) e a Certificação Energética. O registo custa 0€ na CMA. Passo seguinte: obter a Certificação. Uma empresa Albufeirense, escreveu 400€ e 1 mês de prazo, num papelucho, e deu-o ao Inglês. Solicitei, no mesmo dia, por e-mail, orçamento à mesma empresa e, pasme-se, apresentaram 89,90€ e 1 semana.

- Conclusão: valor apresentado pela agência: 812€ ou 938€, com Solicitador, que nem sequer é necessário.

Valor despendido: 89,90€ e solas de sapatos ou 1,10€ para o Giro, que a volta, de vez em quando, tem piada, e contribui-se para os tais números que Desidério diz que já o usaram.

Lucro da agência: até 848€

Lucro da empresa de Certificação: 310,10€

 

Caso 3: vizinho, também Inglês, foi abordado pelo trolha que lhe faz os biscates, em joint-venture com uma empresa de jardinagem, para o alertar para uma "lei qualquer que saiu" e que obriga à colocação de vedação nas piscinas. Achei estranho e, por saber que se trata de uma velha aspiração da Associação para a Promoção da Segurança Infantil, contactei-os, e, infelizmente, a Lei ainda não existe. Cada um faz o que a sua consciência lhe ditar e, caso não tenha gaiatos em casa, muitos nem lhe vêm qualquer utilidade e necessidade.

- Conclusão: preparavam-se, para facturar uns cobres, a coberto e a pretexto de uma "lei qualquer" que nem sabiam explicar e que nem existe. Não chegaram a apresentar orçamento, mas seriam umas largas centenas de Euros.

 

Caso 4: vi, por mero acaso, um vizinho, que sei ser estrangeiro, mas não sei de que país, dar 4 notas de 20€ e uma de 10€, por uma garrafa de gás, que custa 69,50€. Mais 20,50€. Pelo transporte não deve ser, porque também me entregam em casa.

 

Caso 5 (condomínio): fui à primeira reunião e desisti a meio. Ingleses, Irlandeses, Holandeses e Alemães, são boa companhia para copos e golfe, mas para reuniões de condomínio são criaturas a evitar. Este ano fui, estava a chover em Agosto… Para aprovar, as contas de 2008 e o orçamento de 2009. Os valores não me pareceram excessivos, mas dois deles intrigaram-me:

 

Honorários administrador 2008: 7000€ (subsidio de férias e Natal incluídos)

Honorários administrador 2009: 7700€ (subsidio de férias e Natal incluídos)

 

Na aprovação, perguntei do que se tratava e o vizinho administrador, muito ofendido, diz tratar-se da sua compensação por ser administrador, que ninguém trabalha de borla, e que foi aprovado na reunião de condomínio de 2007. Os 700€ de aumento eram a actualização. Belo aumento, 50€/mês. Claro que não votei e apresentei declaração de voto. De pouco serviu porque foi aprovado e o administrador, em sacrifício da sua vida pessoal, segundo afirmou repetidamente e até em Inglês de meia tijela…, recandidatou-se e foi reconduzido (possui e representa diversas fracções com tipologia T4+1 e detêm assim, uma permilagem elevada que lhe confere um número de votos considerável).

Já fui proprietário de diversos imóveis em diversos locais do País e, vejo, pela primeira vez e em Albufeira, um administrador interno de condomínio, ser remunerado. Em Lisboa, as empresas especializadas, cobram, +/- 275€/mês, num total anual de 3300€, para propriedades com mais de 45 fracções, número em muito superior ao da minha propriedade em Albufeira.

 

Não me incomoda que os estrangeiros não residentes, sejam aliviados do peso das carteiras que trazem carregadinhas, sobretudo de Libras (e cada vez mais carregadas, porque uma semana está a custar no mercado Britânico cerca de 150 Libras e 10 Libras de avião em low cost), e dos subsídios de férias dos Portugueses no verão, mas, incomoda-me, que os estrangeiros residentes, sejam esmifrados, e, ao que parece, existe por cá gente, a fazer pequenas fortunas com os expedientes dos testamentos, do Alojamento Local e das vedações para piscinas. Dos representantes fiscais, que não fazem mais do que pagar as contas pelos estrangeiros e cobram 1000€/ano já sabia, mas destes tipos de exploração, só soube há dias. O seguro automóvel era outro filão para os mediadores Albufeirenses, mas, desde que uma companhia do sul de Espanha entrou no mercado, o filão está moribundo.

 

Albufeira não precisa de associações de comerciantes, os Albufeirenses é que precisam de uma associação de consumidores que os proteja dos comerciantes Albufeirenses. E, uma associação de comerciantes, que proteja os comerciantes, das associações de comerciantes existentes em Albufeira.



publicado por rais parta ó miúdo! às 00:00 | link | comentar

8 comentários:
De Alberto Saraiva a 28 de Outubro de 2009 às 00:14
Para que conste, este ano 2009 não choveu em Albufeira no mês de Agosto, presumo que nos últimos anos isso não oconteceu, mas que este ano aconteceu, aconteceu, e eu sou testemunha ocular.
Um abraço.
Açlberto Saraiva


De Comentar Fórum Albufeira a 28 de Outubro de 2009 às 01:14
Ó estúpido o homem tá a fazer ironia por ter ido à reunião. Que bacorada ó Saraiva lol... Com tanta coisa pa comentar e arrotas isso. Cata-te das pulgas q tens no cerebro pá...


De Alberto Saraiva a 28 de Outubro de 2009 às 14:22
Sem querer ofender, com um teclado pela frente existem muitos jumentos que não se querem considerar burros...


De Mosse a 28 de Outubro de 2009 às 03:16
Por acaso até choveu que me lembre em 2 dias de agosto


De João da Praia a 28 de Outubro de 2009 às 05:30
O saraiva é uma troll. há uns menos burros mas este exagera.
lol


De Alberto Saraiva a 28 de Outubro de 2009 às 14:21
Sem querer ofender, com um teclado pela frente existem muitos jumentos que não se querem considerar burros...


De Vale de Parra a 28 de Outubro de 2009 às 16:58
Só para dizer que muito mal vai a blogosfera em Albufeira.
Será do tempo ou dos tempos.
A educação com ou sem anonimato é sempre salutar

Um abraço
Alguem que ama Albufeira


De Susana a 28 de Outubro de 2009 às 20:06
Acerca do AL, tenho a dizer que nunca poderiam cobrar 89€ pelo tratamento do processo e obtenção da referida licença.
Só a certificação do gaz, pela gazcan, são 90€, depois há que juntar o certificado ou declaração do electricista, de termoaculador se houver na casa e segurança contra incendios no caso da camara de Loulé, na lei está que tal so é necessario a partir de 50 unidades de alojamento, mas ha camaras a exigir as tais fichas de segurança.
A estes certificados, e aos respectivos custos, juntam-se o custo da certidão predial, se for on line são 6€, se for ao balcão uns 30€, a caderneta, se for o proprio, rerira da net, senão, tem de ser um advogado a retira-la, e aqui entra-se em despesas pois tambem ha advogados a pedir muito por uma coisa gratis que esta na net.
Por ultimo, se quiser tudo em ordem, embora na camara de albufeira seja gratis (em Tavira custa 80€ a entrada do processo) tem de pagar a devida placa de identificação que sao 30€ em Albufeira, 15€ em Aljezur, cada camara cobra um valor pela placa e entrada de processo.
Portanto, o custo total de uma licença devidamente em dia, com todos os certificados, fazendo a media a 90€ cada um, e pedindo todos os certificados, será de:
electricida - 90€
gaz-90€
termoaculador-90€
ficha de segurança-90
certidao online-6€
caderneta-0€
plantas da casa pedidas na camara-1.50€
placa de identificação-30€
Total gasto pelo proprio sem nehum interveniente na obtencao da licenca:397.50€

Assim, nao percebo esse preço de 89€, só se os certificados são falsos, uma vez que para o processo poder dar entrada nas camaras, estes certificados e documentos sao necessarios, e tem de estar todos em dia.



Comentar

badge
últimos

PSD vence na derrota

Crise na noite

Vintage...

Snowbird Travel Destinati...

A conspiração

Resultados L'11 Albufeira

Legislativas'11: Afluênci...

Terrorismo

Estado da Nação

Assoreamento artificial

Farrobito d'Albufeira

4.0

Já basta!

8º Aniversário GAJ

Um dia em Albufeira

Venham eles!

Desidoce

Resultados PR'11 Albufeir...

Afluência às urnas PR'11

Portimão por um canudo IV

Temos oposição*

30 anos de escuridão

#grevenao

Idolomania... ou a contin...

IAPMEI atrasa financiamen...

26Nov

Portimão por um canudo II...

World Travel Awards 2010

€30

rais parta ó miúdo! há 1 ...

O fascista dos morangos

+ Portimão por um canudo

Portimão por um canudo

Força Tuta!

Giro já gira até Ferreira...

Concelho e Junta enlutado...

Não há 2 sem 3

Saramago

Comendador Celestino

Até q'enfim

É carapau!

Macacadas

Ordem dos Arquitectos - S...

A dor do mundo

Há jornais, que nem para ...

VIP - Vídeo In Print

Vida

Habemus Papam

ALI era o SUPER?

Quem é o ANIMAL que é 'do...

tags

todas as tags

mais sobre mim