Sexta-feira, 4 de Dezembro de 2009

80 corria ronceiro. Como em todos os Outonos boreais, a instantes do solstício de Dezembro, os dias nasciam amarelados de folha caduca e com tanto nevoeiro, e cacimba europeia, que não se viam as casas dos lados, e os cães aconchegavam-se no coberto e a coberto da maresia da Foz do Douro e do Atlântico, mas, atentos a quem passava e prontos a chincar a mão do catraio que se atrevesse a surripiar o Primeiro de Janeiro, ou, algum molete dos sacos de pano pendurados no portão.

Recordo dessa manhã, o cheiro da mistura do pão quente com o da tinta fresca do centenário diário da Invicta, e a gasolina queimada do Ford Taunus, para derreter o gelo do motor e, cujo ruído, só era abafado por uma ou outra sirene dos petroleiros nos molhes do Porto de Leixões, que a vista já não alcançava desde 75 por estarem tapados com o bloco de proa partido do navio tanque Jakob Maersk , por traz do Castelo do Queijo.

O país assistia, nesses dias, a 2 das 3 frentes de batalha saídas do VI Congresso do PPD, o 2º de 78: contra Eanes e o Conselho da Revolução. A 1ª estava cumprida com a constituição da Aliança Democrática.

O Porto e, sobretudo, os Nevogildenses, viviam a 3 dias de ver o povo cercear o sonho do vizinho Francisco: Um Governo, uma Maioria e um Presidente.

 

 

O acordar foi violento. Os mais velhos viveram-no antes do sono, que calculo não foi fácil. Os mais gaiatos, como eu, só se aperceberam que algo de anormal se estava a passar, quando o item 'gravata preta' que todos os anos constava da lista de compras dos alumni do colégio e nunca havia sido usada, passou a apertar as nossas gargantas, já de si apertadas pelo mau estar que nos passavam os nossos pais. 

 

Sem a AD com Sá carneiro e Adelino Amaro da Costa, e sem Soares Carneiro em Belém, Portugal continuaria adiado? Não sabemos. Mas podemos achar que não.

 

 

Revivo o dia, há 29 anos, com o mesmo gesto do dia seguinte a Camarate: o apertar do nó da gravata preta. Sigo pensando, que o Estado se permite prosseguir o exercício da soberania, sem que tenha exercido as suas atribuições, particularmente num caso como este, sobre o qual pesam as mais diversas suspeições e insuficiências no apuramento dos factos e provimento de justiça.

 

Já não vou é à Missa a Cristo Rei porque fica a 2/3 de Portugal, desde o Algarve.

 

Albufeira baptizou uma das suas mais emblemáticas ruas com o pomposo nome de avenida. Que 3 metros de largura de alcatrão o sejam? Nada contra.

 

 

Pena é que o povo e os estrangeiros lhe chamem um estúpido strip, que à placa falte o nome completo e as datas de nascimento e morte, que esteja vandalizada e, por vezes, tapada com um papelucho que apregoa "Sardines with boiled potatoes and Portuguese salade". Já agora, que a calçada portuguesa, de tão escorregadia, faça inveja à banha de porco, que de alguns passeios para à estrada, seja um abismo, que se esteja a transformar na Chinatown Albufeirense, que esteja a engordar para todos os lados com um circulo de ruído que vai chegar a Sta. Eulália e ao Parque da Corcovada, aos Aveiros e à Pedra dos Bicos ou ao Hotel Ondamar, que os Roma circulem livremente a vender lacostes, relógios e calhaus de loureiro por haxixe, que as Policias não intervenham nos meses de verão, da mesma forma que, durante o Euro2004, que… viana aveiro bragança porto lisboa coimbra sintra braga oeiras matosinhos loures santarém évora portimão beja lagos silves vila real 

Entretanto, a ver, hoje, na RTP1, o último episódio "De no dia em que…". tavira faro



publicado por rais parta ó miúdo! às 09:55 | link | comentar

últimos

PSD vence na derrota

Crise na noite

Vintage...

Snowbird Travel Destinati...

A conspiração

Resultados L'11 Albufeira

Legislativas'11: Afluênci...

Terrorismo

Estado da Nação

Assoreamento artificial

Farrobito d'Albufeira

4.0

Já basta!

8º Aniversário GAJ

Um dia em Albufeira

Venham eles!

Desidoce

Resultados PR'11 Albufeir...

Afluência às urnas PR'11

Portimão por um canudo IV

Temos oposição*

30 anos de escuridão

#grevenao

Idolomania... ou a contin...

IAPMEI atrasa financiamen...

26Nov

Portimão por um canudo II...

World Travel Awards 2010

€30

rais parta ó miúdo! há 1 ...

O fascista dos morangos

+ Portimão por um canudo

Portimão por um canudo

Força Tuta!

Giro já gira até Ferreira...

Concelho e Junta enlutado...

Não há 2 sem 3

Saramago

Comendador Celestino

Até q'enfim

É carapau!

Macacadas

Ordem dos Arquitectos - S...

A dor do mundo

Há jornais, que nem para ...

VIP - Vídeo In Print

Vida

Habemus Papam

ALI era o SUPER?

Quem é o ANIMAL que é 'do...

tags

todas as tags

mais sobre mim