Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2007

Da casa de Sintra, vejo o Hospital Amadora da dita (Fernando Fonseca) e, em hora de ponta, demoro mais de uma hora a lá chegar e mais duas ou mais para atendimento.

Provavelmente, quem protestou ontem, mesmo com as alterações, demora menos a chegar e a ser atendido...

Mas é uma festa, e o povo gosta é de animação.



publicado por rais parta ó miúdo! às 03:39 | link | comentar

2 comentários:
De Luís Almeida a 8 de Janeiro de 2008 às 10:34
Agradeço o seu comentário no meu blog e retribuo deixando duas notas às suas notas...

Por imperativos da vida também passo grande parte do meu tempo na linha de Sintra, apesar da minha residência ser Pinhão, concelho de Alijó, beneficiário do SAP de Alijó e urgência de Régua. Não vejo o Amadora-Sintra da janela, e até admito que demore a tal hora para lá chegar em hora de ponta. Mas eu refiro-me às urgências realmente urgentes. Na vila do Pinhão (concelho de Alijó), em caso de emergência, o INEM demora entre 15 a 20 minutos e depois são mais 40 minutos para Vila Real (admitindo que faz uso dos privilégios de circulação, porque são 34 km repletos de curvas e contra curvas que o mais habilidoso dos condutores faz em 1km/minuto). Posso optar pelo transporte dos Bombeiros do Pinhão (que não têem protocolo com o INEM apesar das suas excelentes ambulâncias). Eles chegam em 5/10 minutos (ou menos porque há sempre alguém de prevenção), levam-nos para o extinto SAP de Alijó, onde teremos que tomar outra ambulancia dos Bombeiros locais, para Vila Real. (Situação verídica que eu ja presenciei). Até Alijó são 15-20 minutos e depois mais 30-40 até Vila Real. Mais lhe digo que a minha localidade nem é das piores... outras há em situação "temporal" mais problemáticas.

O outro ponto tem a ver com a urgencia do Amadora-Sintra. Estive lá 2 vezes. A primeira foi-me dada senha verde com um tempo de espera de 7/8 horas (eram 20h30). Aguardei até à 1h sem que os tempos de espera diminuissem, pelo contrário. Então vim-me embora, no dia seguinte foi de comboio até à Régua, onde fui imediatamente atendido. O Hospital cobrou-me a consulta e eu enviei os bilhetes de comboio. Dirá, com toda a razão, que se calhar eu não estava em situação de emergência medica porque senão não me tinha submetido a uma viagem de 5h30. Terá razão! Mas estava suficientemente preocupado e desconfortável para procurar auxilio médico. Tinha perfeita consciencia que não era situação de urgencia hospitalar. Um mero SAP chegaria para eu acalmar as minhas dúvidas. Acontece que nessa noite, às 20h30, todos estavam encerrados devido a uma falha de energia.

Onde eu quero chegar, e que ontem ficou provado no debate, é que cerca de 40% dos episódios numa urgência referem-se a situações em que o paciente está de facto desconfortável no momento, mas não necessariamente em risco de vida. E nesse contexto, as estruturas locais, chamem-lhes SAP ou Unidades de Saúde Familiar, ou o que seja, são fundamentais para filtrar episódios "falsos" de urgência e consequentemente descongestionar urgências a sério.

No caso do interior, como Alijó, não só os SAP deveriam ter essa função como mais algumas valencias de suporte de vida, dado que os 40 minutos entre algumas localidades e Alijó e daí até Vila Real mais 40 minutos poderão ser fatais em determinados quadros clínicos.

Peço desculpa pela extensão.
Mais uma vez agradeço a sua passagem pelo meu blog.
Com os melhores cumprimentos
Luís Almeida (ou como prefere o ministro 12596403)


De rais parta ó miúdo! a 9 de Fevereiro de 2008 às 05:36
Caro Luís,
obrigado pelos esclarecimentos!
Peço desculpa pelo "desfazamento".


Comentar

badge
últimos

PSD vence na derrota

Crise na noite

Vintage...

Snowbird Travel Destinati...

A conspiração

Resultados L'11 Albufeira

Legislativas'11: Afluênci...

Terrorismo

Estado da Nação

Assoreamento artificial

Farrobito d'Albufeira

4.0

Já basta!

8º Aniversário GAJ

Um dia em Albufeira

Venham eles!

Desidoce

Resultados PR'11 Albufeir...

Afluência às urnas PR'11

Portimão por um canudo IV

Temos oposição*

30 anos de escuridão

#grevenao

Idolomania... ou a contin...

IAPMEI atrasa financiamen...

26Nov

Portimão por um canudo II...

World Travel Awards 2010

€30

rais parta ó miúdo! há 1 ...

O fascista dos morangos

+ Portimão por um canudo

Portimão por um canudo

Força Tuta!

Giro já gira até Ferreira...

Concelho e Junta enlutado...

Não há 2 sem 3

Saramago

Comendador Celestino

Até q'enfim

É carapau!

Macacadas

Ordem dos Arquitectos - S...

A dor do mundo

Há jornais, que nem para ...

VIP - Vídeo In Print

Vida

Habemus Papam

ALI era o SUPER?

Quem é o ANIMAL que é 'do...

tags

todas as tags

mais sobre mim