Primeiro, obrigaram-No a descer das paredes das escolas
depois, apearam-No dos hospitais
Entretanto, o Decreto de Lei n.º 299/2007, define as normas aplicáveis à denominação dos estabelecimentos de educação ou de ensino público não superiores, acabando com as tradicionais EB 1,2 e 3, passando a existir apenas escolas Básicas e Secundárias.
Para redenominar as escolas, de acordo com notícia do CM, foi dada indicação aos órgãos directivos, de que devem ser evitadas alusões religiosas, como nomes de santos ou santas.
A Escola Básica 2,3 - Rainha Santa Isabel, em Leiria, vai mudar de nome para União de Leiria...? a Escola Básica 1, conhecida como a Escola do Serradinho, e rebaptizada em 2004 com o nome da Padroeira de Loulé - Mãe Soberana, vai mudar para Carnaval de Loulé...? A Escola Secundária de Santo António dos Cavaleiros, em Loures, vai mudar para Torres da Bela Vista...? A Escola Secundária de São Pedro da Cova, em Gondomar, vai mudar para Valentim Loureiro...?
As duas primeiras medidas, têm, de acordo com o CM, a impressão digital da Associação Cívica República e Laicidade e, por este andar, a toponímia Nacional e até as cidades, vilas, aldeias e lugares, deixam de ter nomes de santos ou santas.